Colaboração Toni
quarta-feira, outubro 29, 2008
O EVANGELHO
Colaboração Toni
sábado, outubro 25, 2008
PALAVRAS VIVAS
Enquanto muitos são tomados pelas preocupações do mundo quem vive a Palavra é tranqüilo, nada teme.
Vivendo a Palavra se obtém tudo. E é lógico. Jesus diz: “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado”.
O Evangelho garante a felicidade. Quem vive a Palavra percebe na alma um fruto: a comunhão com Jesus. Fala com ele com facilidade, o invoca nos momentos de necessidade, goza pela sua presença no profundo da alma, enfim, sente que no seu coração brotou a árvore da vida interior.
Quando duas almas poderão consumar-se em um? Quando estarão vivas, isto é, quando terão removido a casca do humano e, mediante a Palavra vivida, serão palavras vivas. Duas palavras vivas podem consumar-se em um. Se uma não está viva a outra não pode se unir.
Quem não vive a Palavra de Deus leva em toda parte uma atmosfera humana, terrena; não leveda a massa, mas a deprime até o ponto de se tornar causa de contraste e divisão.
Deixemo-nos plasmar pelas palavras do Evangelho: bastaria uma para mudar o mundo e fazer resplandecer nele a paz e o amor.
Colaboração Toni
sexta-feira, outubro 24, 2008
Como viver o Evangelho no momento presente?
Se a Escritura ensina a fazer bem as pequenas coisas, esta é exatamente a característica de quem nada mais faz, com todo o coração, senão o que Deus lhe pede no presente.Se alguém vive no presente Deus vive nele e se Deus está nele, nele está a caridade. Quem vive o presente é paciente, perseverante, manso, é pobre de tudo, é puro, misericordioso, porque possui o amor na sua expressão mais alta e genuína; ama a Deus verdadeiramente, com todo o coração, a alma e as forças; é iluminado interiormente, é guiado pelo Espírito Santo e portanto não julga, não pensa mal, ama o próximo como a si mesmo, tem a força da loucura evangélica de apresentar a outra face, e caminhar por duas milhas...Muitas vezes encontra-se na posição de dar a César o que é de César, porque em muitos momentos deverá viver plenamente a sua vida como cidadão... e assim por diante.Quem vive o presente está em Cristo Verdade.E isto sacia a alma, que sempre anseia possuir tudo, em cada instante da sua vida.
Pensamentos de Chiara Lubich
Colaboração Toni
domingo, outubro 19, 2008
30ªAssembleia das Igrejas Particulares do regional sul1 da CNBB
Foi uma graça especial, participar da Assembléia das Igrejas particulares do regional SUL-1 da CNBB realizada nos dias 17,18 e 19 de outubro
Tivemos a colaboração de Dom Beni, Bispo da diocese de Lorena, que nos trouxe a reflexão sobre, Paróquia: Escola de Preparação de discípulos missionários, que contribuiu doando a compreensão das atitudes Paulina na historia missionária, dos fundamentos teológicos, e dos pontos do documento de Aparecida, trazendo a luz, paróquia como escola de discípulos missionários e concluiu com exortação potente "No dia de Pentecostes, o Espírito Santo concedeu aos apóstolos, reunidos com Maria mãe de Jesus, o dom das (línguas de fogo)” isto é,anunciar a palavra com coragem, audácia e paixão.Que o Espírito Santo conceda a nossas paróquias a capacidade de preparar discípulos missionários, que tenham também o dom das (línguas de fogo).Também nos trouxe a luz, inúmeros pontos de uma reflexão muito precisa na formação de discípulos missionários, o bispo de Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, fazendo referencia ao ano Catequético Nacional, que acontecerá em 2009 para todo Brasil com o tema "Catequese, Caminho para o discipulado" e com o Lema "Nosso Coração arde quando Ele fala,explica e parte o pão"No terceiro dia Dom Tarcísio bispo auxiliar de São Paulo, com uma alegria expressiva, uma abordagem animadora, calorosa, fez arder no coração o amor pela palavra, pela igreja, por Cristo,nos empurrou,desafiando a transformar a nossa vida em palavras vivas do evangelho, "não precisamos mais tanto de conhecimento, mas de transformar o conhecimento que temos em vida, em atitudes concretas...” concluiu.Meu desejo, depois destes dias na assembléia e com a experiência dos trabalhos missionários na paróquia, é de ser em primeira pessoa, discípulo missionário, pedindo constantemente a graça ao Eterno Pai, para ser fiel e responder ao seu plano de amor, em cada minuto de minha vida, na comunidade paroquial, na família e na vida profissional.
Colaboração Toni