A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas em seu contexto familiar, promovendo, em função delas, suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
A nova Pastoral tem metodologia similar à da Pastoral da Criança e foi
inaugurada durante a sua 1ª Assembléia Geral, de 3 a 5 de novembro, em
Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, Paraná. A fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, recebeu da CNBB o pedido para coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.
Entre as várias atividades que pretende implementar, a Pastoral vai desenvolver ações que beneficiem o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos.
Além de promover o respeito da dignidade e cidadania das pessoas idosas, colaborando na divulgação e implementação do Estatuto do Idoso; o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa, buscando uma longevidade com qualidade; entre outros.
A Pastoral também vai capacitar agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas por meio de visitas domiciliares, encontros e organização redes de solidariedade nas comunidades para promover o bem-estar dos idosos.
Colaboração Toni
Nenhum comentário:
Postar um comentário