*****MISSÕES PERMANENTES*****

sábado, março 21, 2009

JOVENS NO PROTAGONISMO MISSIONÁRIO

Como protagonistas na missão da Igreja neste novo milênio, nós jovens cristãos somos chamados a ser sal e luz para o mundo, que é devastado pelos sistemas que ameaçam a vida e a dignidade do ser humano, principalmente de outros jovens, nossos irmãos, que ainda não descobriram o tesouro da fé. Somos chamados a assumir nosso papel de cristãos com aquela radicalidade e ousadia, que estão presentes em nós. Temos a responsabilidade de ser “Jovens da Igreja [...] Apóstolos dos Jovens que andam errantes, por este mundo, como ovelhas sem pastor.” (Bento XVI, aos jovens no estádio do Pacaembu). Em nossa paróquia, nós jovens, procuramos dar nossa resposta a Deus, nos engajando nos trabalhos das diversas pastorais e movimentos. Temos a graça de estar presentes na liturgia, na catequese, no dízimo, no canto, no batismo, enfim. No trabalho comunitário, na experiência de trabalharmos juntos pela evangelização, acabamos por viver no dia-a-dia a experiência do amor de Deus e o amor entre os irmãos. “Os jovens são os primeiros protagonistas do terceiro milênio [...] São vocês que vão traçar os rumos desta nova etapa da humanidade.” (Discurso de João Paulo II, em passagem pelo Mato Grosso, em 16/10/1991 João Paulo II).E é preciso que a cada dia este compromisso se renove, e se confirme dentro de nós, para que não corramos o risco de nos deixarmos levar pelas tentações do mundo em que vivemos. Temos a responsabilidade de fazer com que sejamos sempre reconhecidos como DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS de JESUS, com nossas atitudes e ações, tarefa esta confiada não só a nós jovens, mas a todos os batizados, que aderiram a Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Que a luz do Espírito Santo, que nos anima e fortalece, nos dê a graça de permanecermos firmes em nossa fé, e suscite em outros jovens o desejo e o compromisso de assumir esta missão, que é árdua, mas que nos cumula da verdadeira alegria, em Jesus Cristo.
Por: Seminarista Pablo R. de O. Gomes
Colaboração Toni

terça-feira, março 10, 2009

ESCUTAR A VOZ INTERIOR

Existem dois modos que aumentam a voz interior e nos ajudam a escuta-la bem. O primeiro é amar, sair de se mesmo, amar, porque Jesus diz: “A quem me ama, me manifestarei”. E como ele se manifesta? Através da voz interior que nos diz: “faça isto, faça aquilo. Cuidado! Você está com o “homem velho”. Agora está com o “homem novo”. Agora vai bem. Não, vai mal”. É Ele que nos diz.Portanto, os dois modos são estes: o primeiro é amar. O segundo é viver com Jesus em meio nos nossos ambientes e comunidades. Porque Jesus em meio é o amplificador da voz de Jesus dentro de nós. Ele a faz ressoar em nós com força. Assim nos habituamos a escuta-la, a segui-la, até chegar o momento em que não conseguiremos ignora-la, será difícil não segui-la, pois a voz torna-se tão potente que nos atormenta se não seguimos o que diz.E é só ali, quando seguimos sempre a voz interior, como os santos fizeram, que edificamos grandes obras, verdadeiramente dignas de Deus. Mas é necessário seguir a Sua voz através destes dois meios.
Chiara Lubich
Colaboração Toni

quinta-feira, março 05, 2009

CRUCIFIXO DO MISSIONÁRIO


Vocês não devem, para fazer-se santos, obedecerem ao sininho da superiora ou do superior que chama à oração. Vocês devem obedecer à sirene da fábrica, à campainha da escola... É ali que vocês se santificam, é ali a “noite escura” de vocês... É com as ferramentas do seu ofício que vocês se fazem santos: a caneta para o professor, o cinzel para o escultor, este é o seu crucifixo de missionário, com ele vocês se santificam... Se vocês não clarificam aquele ambiente, se não iluminam aquela escola, aquela outra estrutura, que coisa fazem? Temos alguns irmãozinhos a mais, mas não temos a renovação do mundo e da sociedade.

Chiara Lubich

Colaboração Toni

ALMA MISSIONÁRIA

MARIA,MINHA MÃE,EU TE AMO!EU TE AMO!

VIDEOS ESPECIAIS

...